Destaques

Resumo de obras | Desperte a vontade de ler mais | Aplicativo de microlivros | Projeto 10 páginas por dia #2

 Resumo de obras | Desperte a vontade de ler mais | Aplicativo de microlivros | Projeto 10 páginas por dia #2      Quantos livros você leu a...

Mais Acessadas

Mindset | Carol Dweck #2 | Aula | livro completo de capa a capa


Mindset | Carol Dweck #2 | Aula | livro completo de capa a capa

________________________




    Você já pensou por que algumas pessoas atingem sucesso outras não? O livro Mindset, de Carol Dweck, responde a essa pergunta através de dois conceitos. O "Mindset Fixo" e o "Mindset de crescimento". O primeiro grupo, acredita que a principal causa do sucesso é o talento nato, enquanto o outro acha que o esforço é mais importante. Mindset são atitudes mentais que definem como encaramos a vida.
    De acordo com a autora, essas crenças individuais afetam diretamente nosso desenvolvimento, e a mudança de um mindset fixo para um de crescimento pode gerar grandes transformações positivas. Então vamos entender as crenças que cada um deles carrega:




Mindset Fixo:

    As pessoas de mindset fixo acreditam que seus talentos são imutáveis, criando a necessidade constante de provar para si mesmo e para os outros o seu valor. Elas só se sentem inteligentes quando acertam, logo ocultam suas deficiências . Reagem mal a feedbacks e se sentem completas fracassadas diante de derrotas. Costumam recusar novos desafios pois estes são um risco de revelar que não são talentosos assim. Como resultado, acabam se acomodando e não realizam todo o seu potencial.


Mindset de Crescimento:

    Já o Mindset de crescimento faz as pessoas acreditarem que o esforço pode aumentar as habilidades, logo os limites de alguém só podem ser conhecidos depois de muito trabalho. Há lugar para tentativas, erros e acertos, pois tudo isso faz parte do aprendizado. Feedbacks são bem vindos e novos desafios são uma oportunidade de enfrentar coisas novas e aumentar a inteligência, dessa forma acabam conquistando muito mais na vida.


________________________


    Infelizmente, nossa sociedade dá mais valor ao talento do que ao esforço. Quando chamamos alguém de esforçado, subentende-se que não é talentoso. Fracassar sem ter dado o seu melhor é o maior medo de quem tem mindset fixo. Mas a verdade é que a capacidade e trabalho duro não são excludentes e o esforço não torna ninguém menos genial.

    Pessoas de mindset reagem mal ao fracasso É por se sentirem capazes acabam se esforçando menos da próxima. Além disso, começam a andar com gente em situação pior do que elas para se sentirem melhores, isso acaba limitando mais ainda o seu crescimento e nivelando seus resultados por baixo.

________________________


Elogios


    A diferença de Mindsets traz algumas implicações práticas, uma delas é o poder dos elogios e rótulos negativos. Ao contrário do que se pensa, alguns elogios não aumentam a confiança. Quando elogiamos o talento e a inteligência de uma criança, ela acaba incorporando o Mindset fixo tentando confirmar sua aptidão natural ao se esforçar cada vez menos. A melhor forma de estimular uma criança elogiando o seu esforço mostrando que a cada tentativa aprendeu algo e se tornou mais inteligente, assim não ter a medo de errar nem de aceitar novos desafios.


Esporte

    No mundo dos esportes por exemplo, q crença do talento nato é muito forte, o sucesso é uma forma de reafirmar superioridade, "se ganhou, você é alguém, se perdeu, é um zé ninguém". Esse mindset fixo transforma atletas brilhantes em fracassados, minando sua atitude diante de adversidades, e quando perdem dão diversas desculpas.

    Competidores com mindset de crescimento, aprendem e se aperfeiçoam, e mesmo que percam saem satisfeitos pois sabem que deram o seu melhor. Em momentos de adversidade, eles se concentram e buscam forças para virar o jogo. Pessoas assim conseguem chegar ao topo, e mais importante, permanecer lá.


Negócios

    Nos negócios, a diferença de mentalidade também é muito clara. Funcionários tidos como naturalmente talentosos são indiretamente pressionados ao confirmar seu talento nato, logo preferem mentir ao admitir que erraram e acabam não aprendendo.

    Existe uma correlação muito forte entre empresas bem sucedidas. Os líderes com mindset de crescimento, possuem as seguintes características:

    1) Não tentam e nem precisam provar que são melhores que os outros;

    2) Dão crédito para a equipe;

    3) Estão sempre tentando melhorar apesar dos erros;

    4) Não prejudicam os outros para afirmar sua superioridade;

    5) Vivem cercados de pessoas tecnicamente mais capazes do que elas;

    6) Não precisam ser o centro das atenções.

    Líderes de mindset fixo precisam reafirmar sua superioridade e talento o tempo todo, para isso acabam contratando pessoas menos capazes e vivem cercados de bajuladores sem coragem de falar a verdade. O ambiente se torna tóxico e avesso a inovações e ideias.

   Por outro lado, quem trabalha numa empresa de minset de crescimento tem mais confiança para expressar opiniões, ter ideias e contribuir. Apesar de não se preocuparem tanto com o talento acabam de maneira irônica, atraindo mais talentos que as empresas de mindset fixo.


Relacionamentos

    Nos relacionamentos conjulgais o mindset também traz muita diferença. Quando vemos que um casal se da bem, logo dizemos que possuem química, mas acreditar em química no casamento é o equivalente a acreditar que o talento é mais importante que o esforço.

    No mindset de crescimento, um bom relacionamento exige muito trabalho. Casais com mindset fixo acreditam em algumas mentiras muito perigosas, como:

    1) "Se eu preciso me esforçar então tem algo errado";
Para eles tudo precisa ser espontâneo e mágico e relacionamentos não deveriam dar trabalho.

    2) "Meu cônjuge precisa ler a minha mente";
Essa é uma fuga de quem não gosta de se comunicar

    3) "Um casal nunca deveria discordar";
Pessoas são diferentes, e mesmo quem é feito um para o outro pode ter gostos e opiniões diferentes.

    4) "Problemas indicam falta de caráter".
Quando se pensa assim a conclusão é que as dificuldades não podem ser resolvidas pois ninguém muda conflitos. Erros fazem parte, é preciso extrair lições, perdoar e cresçer juntos sempre que possível.

Amizade:

    Como tudo nessa vida, até as amizades podem ser afetadas pelo mindset fixo. Muitos dizem que o sofrimento é o momento para ver quem é amigo de verdade, mas amigos de mindset fixo são ótimos nas dificuldades pois adoram andar com pessoas em situação pior que elas, mas história muda quando você começa a se dar bem e seu sucesso começa a incomoda-lo. É nessas horas que sabemos quem realmente nos deseja o melhor é se alegra com nossas realizações.


Escola:

    O livro também deixa alguns conselhos muito importantes para os professores:

    1) Não rotulem os alunos.
    Rótulos fazem os educadores abandonar os alunos em dificuldade antes mesmo de conhece-los. Os problemas escolares podem ser superados desde que se acredite no aluno. O professor nunca deve usar o mindset fixo do aluno como desculpa pois ele está ali exatamente para evita-lo.

    2) Lembre-se que as escolas existem para que os alunos e professores aprendam.
      Quem ensina também tem muito a aprender, ninguém é um produto acabado. Quem acha que sabe tudo acaba entediado, pois não precisa pensar enquanto ensina.

    3) Nunca use o elogio ao esforço como prêmio de consolação.
      Quando as crianças não estão aprendendo, não podemos nos contentar com um esforço que não gera resultado. O mindset de crescimento existe para fazer as crianças aprenderem e não para se sentirem bem em sua ignorância. Padrões elevados é mentoria costumam caminhar de mãos dadas.


________________________

    Ter um bom começo também é importante, mas o esforço determina o sucesso. Nem sempre as pessoas que começam a vida como as mais inteligentes. Todos temos um pouco dos dois mindsets, mas o importante é ter consciência do que ativa em nós a mentalidade fixa e traçar um plano detalhado para vence-la de forma duradoura. Qualquer um pode evoluir e se tornar mais talentoso e inteligente, mas isso só acontece quando nos libertamos da pressão de agradar e impressionar as pessoas.


Notas da dona do blog

    Eu espero que esses conceitos que abordei aqui possam mudar a forma como você enxerga os outros e a você mesmo. Comente oque você achou do post e oque você pretende mudar daqui em diante na sua vida. Se inscreva no blog para receber mais conteúdos como esse, até a próxima!


Atenciosamente,
Thainara Danielski


Nenhum comentário:

Postar um comentário